28. abril 2010 by • Moda

Luzes no cabelo, passo a passo – Fotos e Dicas

Antes de partir para uma sessão de luzes caseira no cabelo, é necessário analisar se os fios estão saudáveis. Caso não estejam, é necessário fazer uma hidratação ou uma restauração para que o cabelo não seja danificado durante o processo. Para quem já tem algum tipo de química nos cabelos, é mais aconselhável procurar um salão.
luzes no cabeloluzes no cabelo claroluzesluzes em cabelos

Existem várias formas para se fazer luzes nos cabelos, mas a seguir está descrita a técnica mais prática e segura de realizar o processo em casa.

Para começar, serão necessários pó descolorante, água oxigenada, cujo volume depende do grau de descoloração desejado (20 volumes para clarear um tom, 30 para dois e 40 para três), touca para luzes de plástico ou silicone, agulha de crochê fina, pincel de coloração e cumbuca de plástico.

O primeiro passo é verificar se os fios estão bem secos. Caso o cabelo não seja naturalmente liso, é recomendável desembaraças bem os fios e fazer uma escova, para facilitar na hora de puxar as mechas.

Cuidando para não rasgar a touca, deve-se furá-la nos locais indicados, conforme a quantidade de mechas que se deseja clarear, procurando distribuir bem os furos. Caso a touca seja de silicone, um pouco de talco nas perfurações ajuda a puxar as mechas.

Deve-se pentear os cabelos como de costume e colocar a touca de modo bem firme. Quanto mais presa à cabeça, mais próxima da raiz ela fica, fazendo com o descolorante atinja a área com mais facilidade. Na frente de ume espelho a visualização da cabeça se torna melhor, inclusive a parte de trás. Então, com a ajuda da agulha, começa-se a puxar as mechas, começando pelo topo da cabeça, na parte da frente. É importante distribuí-las uniformemente, para obter um resultado final satisfatório. Terminada essa etapa, deve-se pentear as mechas e dividi-las em quatro partes.

Para preparar o descolorante, deve-se colocar na cumbuca, duas medidas de pó para uma de água oxigenada. A consistência ideal é intermediária: nem muito líquido, nem muito firme. Antes de aplicar a mistura em todas as mechas, é importante escolher uma pequena parte do cabelo para fazer um teste; isso permite descobrir se há algum tipo de reação alérgica aos produtos e em quando tempo o descolorante traz o resultado desejado. Com o pincel aplica-se a mistura. Então, é necessário observar o processo de descoloração até que o tom chegue no desejado. O tempo nunca deve ultrapassar 45 minutos.

O descolorante é passado nas quatro partes do cabelo, deixando a mecha teste de lado. Não se pode demorar muito tempo na aplicação de cada parte, pois a solução começa a agir logo que aplicada. Depois, deve-se espalhar bem, até que a cobertura fique uniforme.

É essencial verificar o grau de clareamento do cabelo constantemente. Sem retirar a touca, retira-se a mistura com água morna e depois se aplica o shampoo. Após o enxágüe é indicado aplicar uma máscara reconstrutora ou qualquer outra de hidratação profunda. Enxágua-se novamente, aplica-se o condicionador e após retirá-lo, pode-se finalizar com um leave-in hidratante.

É fundamental cuidar dos fios posteriormente, para repor os nutrientes retirados pela descoloração. É aconselhável que se faça uma hidratação leve a cada dois dias e uma reconstrução semanal. Desse modo os fios continuarão bonitos e saudáveis.

PortaisdaModa

comente

Comentários