As consequências do aquecimento global

O que seria o aquecimento global?
O aquecimento global é o aumento da temperatura média da superfície da Terra que influencia o regime de chuvas e secas afetando plantações e florestas. O processo de desertificação de algumas áreas e o alagamento de plantações é provável. Outro fator de risco é o derretimento das geleiras da Antártida que em ritmo acelerado aumenta o nível do mar e consequentemente irá inundar as cidades litorâneas.
efeito global

A acidificação da água do mar também contribuiria para a escassez de alimento e intensificaria o processo de seca. O aquecimento global trará conseqüências lamentáveis ao planeta. Os países do sul sofrerão com a falta de água e com o calor já neste século.

Os cientistas calcularam que no sul do planeta dezenas de milhares de pessoas não resistirão ao calor. Se o aumento da temperatura for de 3º C, o número de mortos por ano será de 87 mil até 2071. Se o aumento do calor for de 2,2º C, o número de mortos baixaria para 36 mil por ano.

Em contra-partida, o norte do planeta resfriará por causa da corrente do Golfo que, com o derretimento das geleiras sofreria mudanças perdendo força e diminuindo sua capacidade de aquecer a Europa. O fato é que são inúmeras conseqüências que levaria toda uma população a sofrer exageradamente e a extinguir milhares de animais e plantas.
É preciso diminuir o desmatamento, aumentar consideravelmente o reflorestamento, suprimir o uso de aerossóis, conter a produção industrial desenfreada, preferir o consumo de produtos que não possuem gases nocivos à camada de ozônio, diminuir a altitude de aviões que lançam poluentes e diminuir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

Comentários

Comentários

24. abril 2010 by admin
Categories: Notícias | 1 comment

One Comment

  1. UMA VEZ QUE O “MUNDO É LIVRE”, VAMOS DEIXAR QUE A SOCIEDADE TAMBÉM POSSA DAR SUA OPINIÃO SOBRE O TEMA “AQUECIMENTO GLOBAL”

    Estamos desenvolvendo pesquisa na Região da Grande Vitória (ES). Quem tiver interese (somos um grupo sem fins lucrativos) pode nos contatar.

    Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
    [email protected]

Leave a Reply

Required fields are marked *